sexta-feira, 1 de abril de 2011

PALAVRA DO MÊS


“Junto à cruz de Jesus estavam de pé sua mãe e a irmã de sua mãe, Maria de Cléofas, e Maria Madalena. Jesus, ao ver sua mãe e, ao lado dela, o discípulo que ele amava, disse à mãe: ‘Mulher, eis o teu Filho!’.” (Jo 19, 25-26)

Jesus doa-nos sua mãe, Maria, para ser espelho. E nós, da Aliança de Misericórdia, a recebemos como uma mãe querida e dela cuidamos, mas, sobretudo, pedimos a ela para cuidar de nós e nos proteger neste caminho doloroso e sofrido da vida.
 Desde o começo desta Obra, Deus-Pai nos confiou a Maria. Por isso, escrevemos em nossos Estatutos: “Reconhecemos a maternidade de Maria, aos pés da cruz, pelo poder da Palavra que Maria ‘acolheu’, gerando-nos como 􀄕lhos, no Filho. É no Calvário que o coração de Maria, transpassado pela espada da dor, acolhe como cálice de amor, cada um de nós em Cristo.”
 Deve estar bem claro para nós, do Movimento, a escolha que devemos fazer: viver com e em Maria aos pés da cruz, com ela! Aos pés de Jesus na cruz ela nos explicará o caminho certo para chegar, realizar sempre e constantemente a vontade do Pai que está no céu.
 Lembramos claramente aquilo que ela nos falou em abril de 2000, poucos meses depois de começarmos a Aliança de Misericórdia, pedindo-nos para estarmos sempre juntos para fazer somente, em cada ação, a vontade do nosso Pai celeste. O estar juntos não era só um decidir juntos qualquer obra ou ação, mas estarmos juntos com ela na realização da Obra, que, para nós, é concretizar os sonhos que Deus-Pai tem sobre o Movimento.
 Muitas vezes nos perguntamos como poder e onde encontrar as respostas para fazer a vontade do Pai. O lugar mais certo e seguro é aos pés da cruz de Jesus! Maria desolada pede-nos para estar com ela, em silêncio, para compreender a vontade de Deus. É no alto da cruz que Jesus revela os mistérios do Pai que nos ama e revela como chegar a realizar a própria vida, a própria existência neste mundo.
 Maria, como mãe, nos quer com ela, no silêncio, perto da cruz, porque é somente neste lugar que o Pai nos fala e nos explica a sua vontade. Escrever isto parece obscuro e fora de lógica, mas é mesmo assim. Nossa lógica se baseia na lógica de Deus, não naquela dos homens perdidos em suas dúvidas. Com Maria aos pés da cruz é que tudo vem esclarecido e confirmado.

“Junto à cruz de Jesus estavam de pé sua mãe e a irmã de sua mãe, Maria de Cléofas, e Maria Madalena. Jesus, ao ver sua mãe e, ao lado dela, o discípulo que ele amava, disse à mãe: ‘Mulher, eis o teu Filho!’.” (Jo 19, 25-26)

 Na dor de Maria desolada, na sua escuridão interior, no seu olhar que vê tudo, humanamente, morrer e não ter sentido, é nesta morte espiritual da virgem Maria que encontramos e encontraremos a luz da vida e as resposta a cada questão. É somente juntos com Maria, aos pés de Jesus na cruz, que compreenderemos que a fraternidade, o grupo Arco-Íris ou o Gami, reconhecerão na morte de todas as idéias humanas, a ressurreição na verdadeira vida.
 Como cristãos e membros do Movimento Aliança de Misericórdia fazemos, este mês, esta escolha: morrermos com o nosso ego, a nossa soberba, orgulho e vaidade, os nossos planos e projetos, oferecendo tudo com Maria aos pés da cruz. Vivamos imitando Maria desolada: o silêncio perto da cruz. Maria, vendo sofrer e morrer se Filho, somente rezava, sofria e oferecia a Deus-Pai a morte espiritual dela. Decidimo-nos por morrer no nosso eu sem querer nenhuma resposta lógica.
 Tudo fazemos por amor na plena pureza, sem compensações. Enfim, decidimos morrer como Jesus, com e como Maria espiritualmente. Esta morte nos prontificará a verdadeira ressurreição do Movimento e de nós mesmos. Assim se realizará aquela página que escrevemos nos Estatutos: “Ao sim de Maria unimos o nosso sim. Como João, queremos levar Maria para nossa casa, para nos deixarmos formar e educar por ela."
Pe. Antonello Cadeddu

Nenhum comentário:

Postar um comentário